Vaticano: Papa destaca importância das Obras Missionárias Pontifícias na Igreja

Papa gravou um vídeo onde pede aos cristãos a oração, a primeira obra missionária

Cidade do Vaticano, 28 mai 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco apresentou hoje as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) como “importante realidade para a missão da Igreja”, numa mensagem-vídeo enviada ao organismo pela sua assembleia geral que se realiza até este sábado, 2 de junho.

“[OMP] São importantes porque devemos rezar pelos missionários e missionárias, pela ação evangelizadora da Igreja. A oração é a primeira ‘obra missionária’, a primeira, que cada cristão pode e deve fazer, é também a mais eficaz, mesmo que isso não possa ser medido”, explica o Papa no vídeo divulgado hoje.

Francisco realça que “o agente principal da evangelização é o Espírito Santo” e cada um é chamado “a colaborar com Ele”.

Neste contexto, o pontífice argentino encorajou todos a colaborarem na tarefa comum de “anunciar o Evangelho e apoiar as jovens Igrejas” através do trabalho das Obras Missionárias.

“Deste modo, em todos os povos, a Igreja continua a abrir-se a todos e a proclamar com alegria a Boa Nova de Jesus Cristo, Salvador do mundo”, acrescentou.

O Papa considera que as OMP são “uma importante realidade para a missão da Igreja”, embora sejam “pouco conhecidas”, afinal “garantem” em nome do pontífice “uma distribuição equitativa da ajuda”.

“Para que todas as Igrejas no mundo tenham um mínimo de assistência para a evangelização, para os sacramentos, para os seus sacerdotes, seminários, para o trabalho pastoral e para os catequistas”, exemplificou.

A assembleia geral anual das Obras Missionárias Pontifícias, que começou hoje em Roma, e termina este sábado, 2 de junho, tem como tema geral ‘Com os jovens, proclamamos o Evangelho a todos’ e decorre na Fraterna Domus de Sacrofano.

Do programa destaca-se a audiência do Papa Francisco aos participantes da assembleia esta sexta-feira, dia 1 de junho.

“Desde os primeiros tempos, o apoio recíproco entre as Igrejas locais, comprometidas em anunciar e testemunhar o Evangelho, foi um sinal da Igreja universal. A missão, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado, amplia os espaços da fé e da caridade até os confins da terra”, desenvolveu o pontífice na sua mensagem.

Em Portugal, as Obras Missionárias Pontifícias que têm como diretor o padre António Lopes, missionário do Verbo Divino, e dinamizam, por exemplo, umas jornadas nacionais de formação, o ‘Outubro Missionário’, entre outros cursos, material didático e informativo como a ‘Missão OMP’, uma publicação trimestral.

CB

Partilhar:
Scroll to Top