Março
13 – Após cinco votações, é eleito Papa o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, jesuíta de 76 anos, que escolhe o nome Francisco. Apresenta-se à multidão às 20h22 locais (menos uma em Lisboa) com a saudação ‘boa noite’ e pede orações por si.
14 – O novo Papa visita a Basílica de Santa Maria Maior, para um momento de oração, e vai pagar a conta no hotel onde esteve hospedado antes do Conclave.
Missa do fim do Conclave, na Capela Sistina: Francisco diz que a Igreja é mais do que uma “ONG piedosa”.
15 – Encontro com os cardeais presentes em Roma. O Papa deixa um apelo contra o “pessimismo” na Igreja.
16 – Audiência aos jornalistas, no Vaticano: Francisco revela o desejo de ver uma Igreja “pobre e para os pobres”. O Papa reconduz nos cargos os responsáveis da Cúria Romana, de forma provisória.
17 – Missa dominical na Paróquia de Santa Ana, no Vaticano: O Papa cumprimenta os fiéis, à porta da Igreja. Papa Francisco preside à recitação do Angelus e sublinha a “misericórdia” de Deus, evocando uma passagem da imagem da Senhora de Fátima por Buenos Aires.
18 – Primeira audiência a um chefe de Estado ou de Governo: O Papa reúne-se com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
19 – Missa de início solene do pontificado, com a presença de mais de 130 delegações oficiais, incluindo uma representação de Portugal. Francisco diz que o “verdadeiro poder” deve ser “serviço”, com especial atenção aos pobres e fracos.
O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, revela ter convidado o Papa a visitar o país, à imagem do que já tinha feito o presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo.
20 – Numa audiência a representantes de Igrejas, Comunidades Eclesiais e religiões não cristãs, Francisco manifestou “a vontade firme de prosseguir no caminho do diálogo ecuménico”.
O Santuário de Fátima envia mensagem ao Papa, com votos de o poder receber como “peregrino”.
21 – O Papa argentino recebe no Vaticano o seu compatriota Adolfo Pérez Esquivel, prémio Nobel da Paz em 1980.
22 – Num encontro com os membros do corpo diplomático acreditado na Santa Sé, Francisco afirma a sua intenção de construir “pontes” com “todos os homens”, destacando a importância do Islão.
23 – O Papa desloca-se a Castel Gandolfo, Roma, para um encontro privado com Bento XVI. “Somos irmãos”, disse Francisco ao seu predecessor.
24 – Domingo de Ramos: O Papa alerta para as “feridas” que atingem a humanidade. Francisco confirma viagem ao Brasil, em julho, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude que vão decorrer no Rio de Janeiro.
25 – Francisco envia uma mensagem ao líder da comunidade judaica de Roma, com felicitações por ocasião da Páscoa hebraica.
26 – O porta-voz do Vaticano anuncia que o Papa Francisco vai continuar a residir na Casa de Santa Marta.
27 – O Papa lança um apelo em favor da República Centro Africana durante a primeira audiência pública do seu pontificado.
28 – Quinta-feira Santa: Francisco pede padres próximos do povo, durante a homilia da missa crismal. À tarde, visita a um centro de detenção para menores, em Roma, na qual lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas raparigas.
29 – Sexta-feira Santa: O Papa preside à Via-Sacra no Coliseu de Roma e deixa mensagem de “esperança” para os cristãos no Médio Oriente.
30 – Vigília Pascal: Francisco pede que todos aceitem a “novidade” da ressurreição de Jesus.
31 – Domingo de Páscoa: A primeira mensagem pascal do Papa é marcada por apelos à paz para os vários conflitos em curso, com destaque para a península coreana e o Médio Oriente.
Abril
1 – O Papa reza diante do túmulo de São Pedro e visita a necrópole do Vaticano.
2 – Francisco assinala 8.º aniversário da morte de João Paulo II num momento de oração perante o seu túmulo.
3 – A catequese da segunda audiência pública do pontificado destaca o papel das mulheres no anúncio da ressurreição de Jesus.
4 – A conta do Papa Francisco na rede social Twitter chega aos cinco milhões de seguidores, nas nove línguas disponíveis, incluindo o português.
5 – O Papa Francisco recebe o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e pediu “decisão” no que diz respeito aos casos de abusos sexuais.
6 – Francisco nomeia o responsável máximo da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), frei José Rodriguez Carballo, como novo secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
7 – Francisco toma posse da cátedra romana na Basílica de São João de Latrão e faz saudação surpresa desde a varanda central da sé da capital italiana.
8 – O Papa encontra-se com o presidente da Igreja Evangélica da Alemanha, Nikolaus Schneider, numa audiência privada.
9 – Francisco recebe o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, num encontro dominado pelos conflitos na península coreana, Síria e África.
10 – Na audiência pública semanal, o Papa reza pelas vítimas de um sismo no Irão e diz que o Cristianismo é mais do que um somatório de “mandamentos”.
OC
O Papa Francisco na AE: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/pesquisa.pl?tema=279