Cidade do Vaticano, 28 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos a um novo santo para a Igreja Católica, 43 beatos e oito veneráveis, após uma audiência privada ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa recebeu esta terça-feira o cardeal Angelo Amato e autorizou a promulgação do decreto relativo à canonização do fundador da Congregação das Irmãs de São João Batista, Beato Alfonso Maria Fusco.
O sacerdote nasceu em Angri, Província de Salerno, Itália, a 23 de março de 1839, e faleceu em 6 de fevereiro de 1910.
Entre os 43 novos beatos conta-se o sacerdote irlandês da Companhia de Jesus (Jesuíta), o padre John Sullivan que nasceu a 8 de maio de 1861 e foi morto a 19 de fevereiro de 1933.
Da lista de beatificações fazem parte quatro monges beneditinos, mortos em 1936.
O Papa autorizou também a beatificação de 38 albaneses mortos entre 1945 e 1974 que simbolizam os cristãos que aceitaram o martírio mas “não renegaram a fé em Cristo e na Igreja”.
O arcebispo de Durrës, D. Vincenzo Prennushi da Ordem dos Frades Menores e os 37 companheiros mantiveram-se fiéis a Roma e ao Papa quando o regime de Enver Hoxha [primeiro chefe do Governo comunista da Albânia, que serviu durante 40 anos] queria criar uma Igreja nacionalista.
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou também decretos sobre a heroicidade das virtudes de oito católicos, entre eles Montse Grases (1941-1959), uma jovem do Opus Dei, que passam agora a ser designados pelo título de “venerável” (anterior ao de beato).
CB/OC