Leão XIV concedeu a bênção apostólica a Sergio Mattarella, estendendo-a «à sua família, aos seus colaboradores e a todo o país»

Cidade do Vaticano, 24 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV felicitou o presidente da República de Itália pelo aniversário dos seus 84 anos de idade, onde destacou o “espírito de abnegação em favor da unidade da querida nação italiana”, num telegrama, enviado esta quarta-feira.
“Compartilho a alegria deste auspicioso aniversário com todos aqueles que lhe são próximos e que o acompanham com carinho e gratidão por seu serviço exemplar e incansável à causa da paz e da concórdia entre os povos”, assinala Leão XIV, no telegrama enviado a Sergio Mattarella, citado pelo portal online ‘Vatican News’.
Sergio Mattarella, presidente da República Italiana, celebrou 84 anos de idade, esta quarta-feira, dia 23 de julho, e o Papa destacou a “elevada tarefa” que desempenha “com espírito de abnegação em favor da unidade da querida nação italiana”.

Leão XIV confia ainda o presidente da República de Itália à “intercessão maternal da Virgem Maria e dos santos padroeiros da Itália”, e concede sua bênção apostólica, estendendo-a “à sua família, aos seus colaboradores e a todo o país”, informa o sítio online de notícias do Vaticano.
No dia 6 de junho, o Papa recebeu Sergio Mattarella, no Vaticano, que também se reuniu com responsáveis da Santa Sé para debater os conflitos na Ucrânia e Médio Oriente; o primeiro encontro entre Leão XIV, eleito Papa a 8 de maio de 2025, e o presidente da Itália demorou cerca de uma hora, indicou a Santa Sé.
O Papa Francisco entregou o prémio internacional Paulo VI ao presidente da Itália, que apresentou como um “mestre” da política, pelo seu “testemunho de serviço e de responsabilidade”, no dia 29 de maio de 2023, no Vaticano.

Sergio Mattarella destinou o montante pecuniário associado ao galardão às casas da Comunidade João XXIII atingidas pelas cheias na Emília-Romanha.
Presidente da Itália desde 2015, Mattarella aceitou ser reconduzido no cargo em 2022, para evitar um vácuo de poder.
OC/CB