Mensagem de Francisco sublinha papel destas comunidades no diálogo ecuménico
Cidade do Vaticano, 01 jun 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem de felicitações ao Renovamento Carismático Católico (RCC), que celebra até domingo, em Roma, o seu 50.º aniversário, destacando o papel destas comunidades no diálogo ecuménico.
“Vocês são um precioso instrumento do Espírito para caminhar com os outros irmãos cristãos, unidos na oração e no trabalho pelos mais necessitados, ‘caminhando juntos para a mesa da Eucaristia’, como disse no Egito, quando rezamos com o Papa Tawadros”, afirma Francisco, numa saudação divulgada hoje pela Rádio Vaticano.
Os participantes nas comemorações dos 50 anos do RCC, que se iniciaram esta quarta-feira, vão viver uma vigília de oração este sábado, com o Papa, no Circo Máximo.
O evento tem a participação prevista de cerca de 30 mil pessoas, católicos e também do mundo evangélico e pentecostal, oriundos de cerca de 130 países, incluindo Portugal.
Francisco refere que o RCC, como “qualquer obra do Espírito”, tem como vocação conduzir à “unidade na diversidade”.
“Quero encontrar-me com todos no Circo Máximo este sábado, 3 de junho, para a Vigília ecuménica de Pentecostes”, conclui.
A celebração prevê momentos de oração, reflexões, testemunhos e intervenções do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, e do pastor da Igreja Evangélica da Reconciliação, Giovanni Traettino.
“Por expressa vontade do Papa, vão intervir, para além das várias realidades do Renovamento Carismático, representantes do mundo evangélico e pentecostal, pelo que será um grande acontecimento ecuménico”, refere um comunicado do RCC.
O Papa Francisco vai chegar ao Circo Máximo às 18h00 locais (menos uma hora) e presidirá à oração ecuménica.
Já no domingo de Pentecostes, o Papa preside à Missa na Praça de São Pedro, pelas 10h30 de Roma.
O Renovamento Carismático Católico visibiliza-se em grupos de oração e em novas comunidades; em Portugal existem mais de 350 grupos, reunindo semanalmente cerca de 15 mil pessoas.