Ele é membro da Guarda Suíça, ela trabalha no Museu da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 16 jul 2018 (Ecclesia) – O Papa surpreendeu no Vaticano, ao celebrar de forma inesperada o matrimónio de um casal de noivos, um membro da guarda-suíça e uma jovem brasileira.
Segundo avança hoje o portal Vatican News, o episódio aconteceu no último sábado, dia 14 de julho, com “Francisco a aparecer de forma não anunciada para abençoar esta união”.
O padre Renato dos Santos, um dos sacerdotes que estava presente na cerimónia que teve lugar numa igreja nos arredores da Cidade do Vaticano, salienta que “nenhum dos noivos ou dos convidados contava com esta surpresa”.
Ao entrar na sacristia para preparar a celebração, o padre brasileiro deparou-se “com um Papa sorridente, sentado à sua espera”.
“E Francisco tomou conta das coisas e seguiu à frente”, realça o sacerdote, que “nunca na vida imaginou que iria encontrar Francisco na sacristia”.
“Ele veio como um verdadeiro pároco que toma conta das suas ovelhas na comunidade. Algo que sempre tem caraterizado o seu ministério”, completou.
Sobre a homilia que Francisco deixou aos noivos e aos convidados, o padre Renato dos Santos considera que ela sumarizou sobretudo “a forma como o Papa valoriza o matrimónio, e o transporta no seu coração”.
“Francisco tem um amor imenso por este sacramento, que ajuda a começar a família e que quer colocar Deus no centro”, referiu.
Sobre o novo casal, Luca Elia Maria, o noivo, integrado o corpo da Guarda Suíça, que zela pela segurança do Papa e do Vaticano, enquanto que a noiva, Leticia Vera, trabalha no Museu do Vaticano.
JCP