
Cidade do Vaticano, 28 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios, vai falhar a tradicional celebração de Quarta-feira de Cinzas no bairro do Aventino, em Roma.
A cerimónia de 5 de março vai ser presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, penitenciário-mor e delegado de Francisco, anunciou hoje o Vaticano.
As celebrações começam às 16h30 (menos uma em Lisboa), na igreja de Santo Anselmo, com um momento de oração, seguido da procissão penitencial rumo à Basílica de Santa Sabina, sob a presidência do cardeal Piacenza, acompanhada por cardeais e bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.
A procissão conta com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.
No final da procissão, na Basílica de Santa Sabina, é celebrada a Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas.
A próxima quarta-feira marca o início do tempo litúrgico da Quaresma, um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2025, no dia 20 de abril).
OC