Vaticano: Papa fala em «dias memoráveis»

Canonização de João XXIII e João Paulo II reuniu mais de 800 mil pessoas

Cidade do Vaticano, 27 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a celebração das canonizações de João XXIII (1881-1963) e João Paulo II (1920-2005) proporcionou “dias memoráveis”, agradecendo a presença de centenas de milhares de peregrinos.

“A minha saudação vai para todos os peregrinos, aqui na Praça de São Pedro, nas ruas adjacentes e noutros lugares de Roma, bem como a todos os que estão unidos a nós através da rádio e televisão”, disse, antes da oração mariana do ‘Regina Caeli’, no final da Missa.

A Rádio Vaticano adianta que mais de 800 mil pessoas tenham participado nas canonizações dos dois Papas, que contou com a presença de Bento XVI.

Francisco deixou o seu “obrigado” aos responsáveis e aos operadores de media que “deram a tantas pessoas a oportunidade de participar” neste momento.

“Aos doentes e aos idosos, dos quais os novos santos eram particularmente próximos, chegue uma saudação especial”, acrescentou.

O Papa agradeceu a presença de cardeais, bispos, sacerdotes e delegações oficiais de várias nações, incluindo Portugal, para além das autoridades italianas, numa homenagem a “dois pontífices que contribuíram de forma indelével na causa do desenvolvimento dos povos e da paz”.

A intervenção deixou uma palavra de particular “afeto” aos peregrinos oriundos das dioceses de Bérgamo (Itália) e Cracóvia (Polónia), terras natais dos novos santos.

Depois de cumprimentar as delegações oficiais, o Papa Francisco percorreu a Praça de São Pedro e a Avenida da Conciliação, em carro aberto, para abençoar e cumprimentar os peregrinos.

O dia inédito na história do Vaticano, em que dois Papas estiveram na canonização de predecessores recentes, teve o primeiro grande momento por volta das 09h30 locais (menos uma em Lisboa), quando Bento XVI chegou ao local da celebração.

Francisco cumprimento o Papa emérito por volta das 10h05 e às 10h14 teve lugar a ovação do dia, com a canonização de João XXIII e João Paulo II.

Os peregrinos preencheram o Vaticano e as ruas em volta do local da celebração desde as primeiras horas da madrugada, tendo muitos acompanhado a cerimónia através de ecrãs gigantes espalhados por Roma.

A Missa demorou pouco mais de duas horas e ainda hoje os peregrinos começam a venerar os novos santos, dentro da Basílica de São Pedro, junto dos respetivos túmulos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR