«Papa Francisco recebeu com profunda tristeza a notícia da perda de vidas e dos danos causados pelo terramoto na região de Ishikawa», revela nota de pesar
Cidade do Vaticano, 02 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou “sincera solidariedade e proximidade espiritual” para com todos os afetados pelo sismo que atingiu a costa oeste da região central do Japão, no primeiro dia de 2024, causando a morte a pelo menos 55 pessoas.
“Sua santidade o Papa Francisco recebeu com profunda tristeza a notícia da perda de vidas e dos danos causados pelo terramoto na região de Ishikawa”, pode ler-se no telegrama, divulgado pela Santa Sé e assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
A nota informa que o Papa reza “especialmente pelos mortos, por aqueles que choram a sua perda e pelo resgate das pessoas ainda desaparecidas”.
“O santo padre encoraja as autoridades civis e o pessoal de emergência na assistência às vítimas desta tragédia”, invocando sobre todos “as bênçãos divinas de consolação e força”.
O sismo teve uma magnitude de 7,6 na escala de Richter e epicentro na península de Noto, tendo levado as autoridades a ativar o alerta de tsunami, que foi entretanto levantado.
Para além das vítimas, registaram-se danos materiais consideráveis, nomeadamente edifícios desmoronados e incêndios.
As operações de socorro para resgatar as pessoas escondidas pelos escombros estão em curso.
De acordo com o portal do Vaticano, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que “salvar vidas é a prioridade”.
LJ