Vaticano: Papa evoca vítimas dos conflitos e da perseguição religiosa

Francisco denuncia corações que «querem a guerra», falando em «tempos de martírio» para a Igreja

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 30 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje, no Vaticano, as vítimas da guerra e da perseguição religiosa, em vários países do mundo, falando em “tempos de martírio” para a Igreja.

“Imploremos ao Sagrado Coração de Jesus, para que toque o coração dos que querem a guerra, para que se convertam a projetos de diálogo e de paz”, pediu, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação dominical do ângelus.

Francisco dirigiu-se aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para evocar “a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Myanmar e tantos outros lugares onde se sofre tanto, por causa da guerra”.

O Papa destacou ainda que, no dia 30 de junho, a Igreja celebra os “protomártires romanos”, mortos no ano 64 por ordem do imperador romano Nero, sob a acusação de terem provocado o incêndio da cidade.

“Também nós vivemos tempos de martírio, mais ainda do que nos primeiros séculos. Em tantas partes do mundo, muitos irmãos e irmãs nossos sofrem discriminações e perseguições por causa da fé, fecundando assim a Igreja”, declarou.

“Outros enfrentam um martírio de luvas brancas. Apoiemo-los com a nossa oração e deixemo-nos inspirar pelo seu testemunho de amor a Cristo”, acrescentou.

Segundo o Relatório 2023 da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), sobre a liberdade religiosa no mundo, tem-se verificado um agravamento das violações contra este direito, particularmente no continente africano, onde se registam “números alarmantes”.

O documento mostra que a liberdade religiosa foi violada em países onde vivem mais de 4,9 mil milhões de pessoas; em 61 dos 196 países sob análise, os cidadãos enfrentaram graves violações.

O relatório, publicado a cada dois anos, indicava que há cada vez mais comunidades religiosas maioritárias que são objeto de perseguição, uma alteração na tendência do passado.

OC

Partilhar:
Scroll to Top