Francisco assina mensagem para I Jornada Mundial das Crianças, que vai decorrer entre 25 e 26 de maio
Cidade do Vaticano, 02 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem às crianças de todo o mundo, evocando todos os menores a quem é “cruelmente roubada a infância” pela guerra e a pobreza.
“Não esqueçais quem dentre vós embora tão pequeno já se encontra a lutar contra doenças e dificuldades, no hospital ou em casa, quem é vítima da guerra e da violência, quem padece a fome e a sede, quem vive na rua, quem é forçado a combater como soldado ou tem de escapar como refugiado, separado dos seus pais, quem não pode ir à escola, quem é vítima de grupos criminosos, das drogas ou doutras formas de escravidão, dos abusos.”, refere, num texto divulgado pelo Vaticano e enviado à Agência ECCLESIA.
A mensagem aponta à primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (www.worldchildrenday.org), que se realiza em Roma, nos dias 25 e 26 de maio, com delegações nacionais, e será celebrada também a nível local, em cada diocese.
“Sois preciosos aos olhos de Deus, como nos ensina a Bíblia e tantas vezes o demonstrou Jesus”; começa por referir Francisco, destacando que “ninguém pode existir sem uma pessoa que o traga ao mundo, nem crescer sem ter outros a quem dar amor e de quem receber amor”.
A mensagem destaca a importância do diálogo entre gerações e convida as crianças a “sonhar uma nova humanidade e trabalhar por uma sociedade mais fraterna e atenta à nossa casa comum”.
Todos vós, meninas e meninos, que sois a alegria dos vossos pais e das vossas famílias, constituís também a alegria da humanidade e da Igreja, na qual cada um representa o elo duma cadeia muito longa, que se estende do passado ao futuro e cobre toda a terra”.
A mensagem destaca o valor da amizade e da oração, que “liga diretamente a Deus”.
“Para nos prepararmos bem, rezando, recomendo-vos que useis as mesmas palavras que Jesus nos ensinou: o Pai nosso. Rezai-o todas as manhãs e todas as noites; e fazei-o também em família, com os vossos pais, irmãos, irmãs e avós”, pede, apontando ao encontro de maio.
OC
A mensagem conclui-se com uma proposta de oração do Papa:
Vinde, Santo Espírito, mostrai-nos a vossa beleza refletida nos rostos das meninas e meninos da terra inteira. Vinde Jesus, que renovais todas as coisas e sois o caminho que nos conduz ao Pai, vinde e ficai connosco. Amen. |