Vaticano: Papa evoca famílias ameaçadas pela guerra, pobreza e falta de emprego

Leão XVI recebeu participantes em encontro jubilar promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 19 set 2025 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para as “ameaças” que afetam as famílias, da pobreza à violência, apelando ao compromisso da Igreja para superar essas situações.

“Estamos conscientes que hoje em dia existem ameaças reais à dignidade da família, como, por exemplo, os problemas relacionados com a pobreza, a falta de emprego e de acesso aos sistemas de saúde, os abusos contra os mais vulneráveis, as migrações e as guerras”, disse Leão XIV, ao receber os participantes do encontro jubilar promovido pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Citando palavras de São João Paulo II, o atual Papa sustentou que “as instituições públicas e a Igreja têm a responsabilidade de procurar formas de promover o diálogo e reforçar os elementos da sociedade que favorecem a vida familiar e a educação dos seus membros”.

Numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, o pontífice deixou votos de que as famílias católicas sejam um “canto silencioso de esperança”.

O Jubileu convida-nos também a pensar nas nossas raízes: na fé recebida dos nossos pais, na oração perseverante das nossas avós que rezavam o terço, na sua vida simples, humilde e honesta que, como fermento, sustentou tantas famílias e comunidades.”

Leão XIV alertou para o “perigo” de basear a vida em “seguranças humanas e em expectativas mundanas, pedindo que as famílias sejam capazes de “difundir com a sua vida a luz de Cristo”, para que “a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top