Vaticano: Papa evoca «alegria cristã» que encontrou no período de doença

Francisco envia mensagem a II Assembleia da Itália, sublinhando que Igreja «não é feita de maiorias ou de minoria»

Cidade do Vaticano, 31 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa escreve, numa mensagem divulgada hoje, que a “alegria cristã” se manifesta mesmo nos momentos mais difíceis, evocando o período de hospitalização e de convalescença iniciado há 45 dias.

“Eu próprio experimentei isso na minha hospitalização e agora neste tempo de convalescença. A alegria cristã é a confiança em Deus em todas as situações da vida”, refere, num texto dirigido aos participantes da II Assembleia Sinodal das Igrejas em Itália, que decorre no Vaticano de 31 de março a 4 de abril.

Francisco destaca que esta é “a última etapa do caminho, pastoral e social” que tem sido percorrido nos últimos cinco anos, com um conjunto de proposições intitulado ‘Para que a alegria seja plena’.

“A alegria cristã nunca é exclusiva, mas sempre inclusiva, é para todos. Ela acontece nas dobras da vida quotidiana e na partilha: é uma alegria com horizontes amplos, que acompanha um estilo acolhedor”, escreve.

É dom de Deus – recordemo-lo sempre: não é uma alegria fácil, não nasce de soluções cómodas para os problemas, não evita a cruz, mas brota da certeza de que o Senhor nunca nos deixa sós”.

O Papa diz que os participantes vão ter, nestes dias, “a oportunidade de aprofundar e votar as proposições, fruto do que surgiu até agora e eixo para o futuro das Igrejas em Itália”.

“Deixai-vos guiar pela harmonia criativa que é gerada pelo Espírito Santo. A Igreja não é feita de maiorias ou de minorias, mas do povo santo e fiel de Deus que caminha na história iluminado pela Palavra e pelo Espírito. Ide em frente com alegria e sabedoria! Eu vos abençoo. Por favor, continuem a rezar por mim. Obrigado e bom trabalho”, conclui.

A II Assembleia Sinodal da Itália vai reunir mais de mil participantes no Auditório Paulo VI, entre bispos, delegados das dioceses e convidados.

Em cima da mesa vão estar as propostas trabalhadas desde 2021, que visam “a renovação missionária da mentalidade eclesial e das práticas pastorais; a formação missionária dos batizados para a fé e para a vida; a corresponsabilidade na missão e a liderança da comunidade”.

A 15 de março, a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, da Santa Sé, lançou “um caminho de acompanhamento e avaliação da fase de implementação” do processo sinodal e convocou uma inédita Assembleia Eclesial, no Vaticano, em outubro de 2028.

OC

Vaticano: Papa diz que vive «tempo de cura» e pede orações pela paz

Partilhar:
Scroll to Top