Vaticano: Papa estuda criação de tribunas regionais para julgar casos de abusos sexuais

Primeira reunião de conselho consultivo de cardeais, em 2018, chegou ao fim

Cidade do Vaticano, 28 fev 2018 (Ecclesia) – O conselho consultivo de cardeais (C9), criado pelo Papa para o aconselhar na reforma da Cúria Romana, debateu na sua primeira reunião de 2018 a criação de tribunas regionais para julgar casos de abusos sexuais.

A informação foi avançada hoje pelo porta-voz do Vaticano, Greg Burke, numa conferência de imprensa a respeito dos trabalhos que se iniciaram na segunda-feira.

A sala de imprensa da Santa Sé refere que o Papa e os elementos do chamado C9 debateram “diversas opções” para que a Congregação para a Doutrina da Fé possa “processar em tempos breves” os casos de abusos de menores.

Segundo Greg Burke, uma destas opções é a criação de tribunais especializados em várias regiões do mundo, sempre sob a tutela da Congregação para a Doutrina da Fé, continuando a discussão em aberto.

Entre os outros temas abordados, estiveram o “estatuto teológico das conferências episcopais” e a “contenção de custos” na Santa Sé.

Na sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, o Papa alertou para uma “centralização excessiva”, que, “em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária”.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais vai decorrer de 23 a 25 de abril.

OC

Partilhar:
Scroll to Top