No Ano Santo 2025 é oportunidade para refletir sobre a presença dos avós e dos idosos como «sinal de esperança» nas famílias e comunidades
Cidade do Vaticano, 04 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco escolheu como tema para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que a Igreja Católica celebra no dia 27 de julho (domingo), a frase bíblica “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”.
“No Ano Jubilar, o Dia [Mundial dos Avós e dos Idosos] pretende ser uma oportunidade para refletir sobre a forma como a presença dos avós e dos idosos se pode tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial”, informou o Vaticano, em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 04 de fevereiro.
O Papa Francisco escolheu como tema para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos uma frase do livro bíblico do Eclesiástico: – “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Sir 14, 2).
“Estas palavras exprimem a bem-aventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada”, acrescenta o comunicado publicado na sala de imprensa da Santa Sé.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida renova o convite do Papa Francisco para “todos” celebrarem o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2025 “em cada diocese” e dedicar as celebrações desse domingo, dia 27 de julho, “aos idosos, promovendo visitas e oportunidades de encontro entre gerações”.
O Papa Francisco anunciou a instituição do ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, em 2021, iniciativa anual a ser realizada no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).
“Os avós, tantas vezes, são esquecidos e esquecemos esta riqueza de cuidar das raízes e transmiti-las”, referiu Francisco, no dia 31 de janeiro de 2021.
CB/PR