Francisco recorda ainda Dia da Infância Missionária
Cidade do Vaticano, 06 jan 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma saudação aos cristãos das Igrejas Orientais que se preparam para celebrar o Natal esta terça-feira, 7 de janeiro, segundo o calendário juliano.
“É com alegria que dirijo os meus mais calorosos votos às comunidades eclesiais do Oriente que amanhã celebram o Santo Natal. Asseguro, de modo especial, as minhas orações por aqueles que sofrem por causa dos conflitos em curso. Que Jesus, Príncipe da Paz, traga paz e serenidade a todos”, disse, após a recitação do ângelus, na solenidade da Epifania, o tradicional Dia de Reis.
Desde a janela do apartamento pontifício, Francisco convidou a rezar pela paz “na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, em todos os países que estão em guerra, em Mianmar”.
Também em Portugal, comunidades ortodoxas, de tradição bizantina, vão celebrar a partir desta noite o nascimento de Jesus Cristo.
O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.
Ainda hoje, após a oração do ângelus, o Papa saudou os membros da Infância Missionária, no seu dia.
“Saúdo as crianças, os jovens e os missionários de todo o mundo e encorajo-os no seu empenho de oração e de solidariedade em favor dos seus coetâneos de outros continentes”, declarou.
A Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, celebra-se sempre a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil; nos outros países, assinala-se no segundo domingo depois do Natal, como aconteceu em Portugal, este ano, a 5 de janeiro.
OC
Vaticano: Papa pede fim de toda as formas de «discriminação, marginalização e descarte» de pessoas