Francisco sublinha importância da «misericórdia» para credibilizar a vida da Igreja
Cidade do Vaticano, 19 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem ao Capítulo Geral dos Dominicanos, a decorrer na Itália, em que sublinha a importância da “misericórdia” como fator de credibilidade para a ação da Igreja Católica.
“O pilar que sustenta a vida da Igreja é a misericórdia: toda a sua ação pastoral deve ser envolvida pela ternura e nenhum anúncio ou testemunho no mundo pode ser privado da misericórdia”, assinala, num telegrama enviado através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
A mensagem é dirigida ao mestre da Ordem Dominicana, frei Bruno Cadore, e todos os frades participantes no Capítulo Geral 2016, reunidos na cidade italiana de Bolonha.
“A credibilidade da Igreja passa através das vias do amor misericordioso e compassivo que dá nova vida e coragem para olhar ao futuro com esperança”, sustenta o Papa.
O Capítulo geral de Bolonha vai encerrar-se a 5 de agosto, com uma audiência especial do Papa.
A Ordem Dominicana está a celebrar um ano jubilar, nos 800 anos da sua fundação, com o tema ‘Enviados para pregar o Evangelho’.
Francisco deseja que todos os que seguem o carisma de São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da Ordem dos Pregadores, “compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade”, possam testemunhar a misericórdia, para que a sociedade de hoje possa “redescobrir a urgência da solidariedade, do amor e do perdão”.
Os dominicanos celebram neste ano jubilar o 8.º centenário da confirmação da Ordem por parte do Papa Honório III (22 de dezembro de 1216).
OC