Vaticano: Papa envia mensagem às Universidades Católicas, sublinhando diálogo entre fé e razão

Leão XIV apresenta desafio de «dar propósito e transcendência ao esforço humano»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 29 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem à 28ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), a decorrer no México, sublinhando a importância do diálogo entre fé e razão.

“Cristo não vem como alguém estranho ao discurso racional, mas sim como uma pedra angular que dá sentido e harmonia a todo o nosso pensamento, a todos os nossos desejos e projetos para melhorar a vida presente e para dar propósito e transcendência ao esforço humano”, escreve Leão XIV, num texto divulgado pelo Vaticano.

O encontro da FIUC, presidida pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, tem como tema ‘Universidades católicas, coreógrafas do saber’ e decorre até sexta-feira, celebrando o centenário da federação.

O Papa sublinha o tema escolhido, que “convida à harmonia, à unidade, ao dinamismo e à alegria”, questionando os participantes sobre o tipo de música que estão a seguir.

“Na nossa época, talvez mais do que noutras, existem muitos ‘cantos de sereia’ que são atraentes pela sua novidade, a sua popularidade ou, noutras ocasiões, pela aparente segurança que infundem”, adverte.

Leão XIV defende a necessidade de superar essas propostas “superficiais”, para oferecer “itinerários da mente em direção a Deus”.

“O ambiente universitário, com o seu diálogo característico entre diferentes visões de mundo, não é alheio ao ser e à ação da Igreja”, escreve, recordando que “os cristãos, desde o início da evangelização, perceberam claramente que a Boa Nova não poderia ser anunciada sem esclarecer em que medida ela era ou não compatível com outras formas de ver o mundo e outras propostas sobre o que significa ser humano e viver em sociedade”.

O Papa observa que “não é necessário distanciar-se de Cristo, nem relativizar o seu lugar único e próprio, para dialogar de maneira respeitosa e fecunda com outras escolas do saber, antigas ou recentes”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top