Leão XIV fala em «sociedade repleta de ruídos», que precisa do anúncio da mensagem cristã

Cidade do Vaticano, 12 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa dirigiu hoje uma mensagem ao encontro de sacerdotes, religiosas e seminaristas da América Latina que estudam em Roma, pedindo que centrem a sua vocação no “primado absoluto de Deus”, sem se distraírem pelos ruídos da sociedade ou pela busca de reconhecimento.
“Não devemos apegar-nos aos aplausos, pois o seu eco não dura muito tempo; também não é saudável recordar apenas os dias de crise ou os momentos de amarga desilusão. Lembremo-nos com mais atenção de que tudo faz parte da nossa formação, dizendo: se Deus o quis para mim, eu também quero”, escreve Leão XIV, num texto divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe.
O Papa sublinha que o chamamento de Jesus, “segue-me”, resume o propósito da vida consagrada, que nasce de uma “iniciativa absoluta do Senhor” e não de “mérito prévio”.
A mensagem aponta o caminho do estudo e da interioridade como antídoto para a superficialidade, recomendando a leitura das Sagradas Escrituras, meditadas no “silêncio da oração profunda”, e o “estudo cuidadoso dos muitos tesouros de sabedoria que a Igreja oferece”.
“Irmãos e irmãs, mesmo vivendo numa sociedade repleta de ruídos, hoje, mais do que nunca, são necessários servos e discípulos que anunciem o primado absoluto de Cristo”, escreve Leão XIV.
O Papa reflete sobre a figura do apóstolo Pedro e as suas fragilidades, alertando os estudantes para o risco de colocarem o “egoísmo” à frente da cruz.
A mensagem conclui-se com uma invocação a Nossa Senhora de Guadalupe, pedindo que os estudantes em Roma vivam “sem tristeza” e anunciem a alegria do encontro com Cristo.
OC
