Vaticano: Papa envia mensagem à Associação Internacional de Exorcistas

Leão XIV fala em «ministério de libertação»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 23 set 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem à Associação Internacional de Exorcistas (AIE), reunida em Roma, sublinhando a importância de um “ministério de liberação”.

Leão XIV, informa o Vaticano, destacou uma missão “delicada”, mas “extremamente necessária”, convidando os participantes a vivê-la “tanto como ministério de libertação como de consolação, acompanhando os fiéis realmente possuídos pelo maligno com a oração e a invocação da presença eficaz de Cristo, para que, através do sacramento do exorcismo, o Senhor conceda a vitória sobre Satanás”.

O 15.º congresso da AIE decorreu de 15 a 20 na Casa de Espiritualidade ‘Fraterna Domus» de Sacrofano’, em Roma, com a participação de cerca de 300 padres e exorcistas auxiliares provenientes dos cinco continentes.

O exorcismo é um ato de que a Igreja Católica dispõe para ordenar que alguém, lugar ou objeto seja protegido da ação do mal ou liberto do seu domínio, estando previsto, por exemplo, na preparação do Batismo das crianças ou de adultos.

O chamado “grande exorcismo”, reservado aos casos de possessão diabólica, excluindo as situações de doença do foro neurológico, só pode ser feito por um padre com licença do bispo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top