Vaticano: Papa envia condolências após acidente no Elevador da Glória

Leão XIV reza por mortos, feridos, famílias e todos os envolvidos nas operações de socorro

Foto: Lusa

Lisboa, 04 set 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem de condolências às vítimas do acidente desta quarta-feira no Elevador da Glória, em Lisboa, rezando pelos mortos, feridos, famílias e todos os envolvidos nas operações de socorro.

“O Sumo Pontífice, informado da triste notícia do acidente ocorrido ontem em Lisboa, do qual se registam várias vítimas mortais e feridos, pede a vossa excelência que transmita às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual”, refere o texto, enviado ao patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

“Ao mesmo tempo, implora do Céu o completo restabelecimento dos feridos, e a força da esperança cristã para quantos foram atingidos por esse desastre”, acrescenta a nota.

O Papa deixa ainda uma palavra de “especial gratidão àqueles que trabalharam nas operações de socorro”.

“A todos, especialmente aos familiares dos falecidos, concede uma reconfortante bênção apostólica”, conclui o texto.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma mensagem de solidariedade às vítimas do acidente de quarta-feira no Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 17 mortos e 21 feridos.

O Governo português decretou para hoje um dia de luto nacional, a que a CEP se associa, convidando “à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro”.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa apresentou “o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.

Na sequência do acidente, a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal pelas vítimas, apresentando “sentidas condolências a todas as famílias e amigos das vítimas”.

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir hoje, a uma Missa pelas vítimas do acidente, às 19h00, na Igreja de São Domingos (Rossio).

OC

Elevador da Glória: «A vossa dor é a nossa dor», afirma D. Rui Valério às famílias das vítimas do acidente

Partilhar:
Scroll to Top