Esmoler pontifício anunciou envio de três camiões com alimentos para as zonas mais afetadas pelos bombardeamentos

Vaticano, 27 dez 2025 (Ecclesia) – Leão XIV assinalou a festa da Sagrada Família, que se celebra este domingo, com o envio de três camiões de ajuda humanitária para a Ucrânia, destinados às populações que enfrentam o inverno sem luz, água ou aquecimento.
A informação foi avançada pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, que descreveu a iniciativa como um “pequeno gesto de carinho” do Papa para com as famílias vítimas da guerra.
A ajuda, em três camiões, consiste “cem mil cubos que, dissolvidos em pouca água, se transformam em sopas energéticas com frango e vegetais”, doados pela empresa coreana Samyang Foods e encaminhados para as áreas mais castigadas pelos bombardeamentos russos.
Segundo o cardeal Krajewski, esta oferta pretende ser um sinal de proximidade para quem vive uma realidade semelhante à de Jesus, Maria e José.
O esmoler sublinhou que a ajuda se dirige às famílias que, tal como a Sagrada Família, “seguem o caminho doloroso do exílio em busca de refúgio”, experimentando “a dramática condição dos refugiados, marcada pelo medo, pelo desconforto e pela incerteza”.
Para o responsável pela caridade do Papa, este gesto concreto encerra uma mensagem teológica profunda sobre a Encarnação.
Deus, “nascendo numa família assim, quer estar sempre onde o homem está em perigo, onde o homem sofre, onde foge, onde experimenta a rejeição e o abandono”, explicou o cardeal polaco aos meios de comunicação do Vaticano.
Além dos bens alimentares que agora chegam à Ucrânia, o cardeal Krajewski revelou que, já antes do Natal, o Papa tinha enviado ajuda financeira para vários países através da Esmolaria Apostólica e das Nunciaturas.
OC
«Urbi et Orbi»: Papa evoca crise em Gaza e «povo ucraniano massacrado»
