Situações «críticas» no Mediterrâneo estiveram em discussão
Cidade do Vaticano, 24 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, com quem abordou as “situações críticas” e os desafios que se levantam na região do Mediterrâneo, anunciou a Santa Sé.
A nota de imprensa adianta que os dois responsáveis falaram ainda sobre o papel da ilha na União Europeia, sublinhando o seu “profundo compromisso” na gestão do “fenómeno da migração para a Europa”.
Muscat encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado por D. Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
As reuniões contaram com uma evocação das “origens apostólicas da Igreja maltesa” e o impacto do cristianismo na “cultura e história do povo maltês”.
O comunicado final sublinha a necessidade de manter os “valores cristãos” e elogiou a ação da Igreja Católica nas áreas da educação e da caridade.
Malta e a Santa Sé estão debater um acordo sobre os “efeitos civis dos casamentos religiosos”, que vai ser objeto de “novas discussões”, anunciam as partes.
OC