Iniciativa antecedeu primeira reunião de Francisco com o grupo de oito cardeais envolvidos no processo de reforma da Cúria
Cidade do Vaticano, 10 set 2013 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com responsáveis dos diversos dicastérios da Santa Sé, com o presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e com o cardeal vigário de Roma.
De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, a iniciativa serviu para Francisco “ouvir as considerações e conselhos dos seus principais colaboradores em Roma”, no âmbito dos primeiros seis meses de pontificado e no contexto da sua “reflexão sobre o governo da Igreja Católica”.
A reunião antecedeu a primeira reunião do grupo de oito cardeais, dos diversos continentes, que o Papa nomeou para o aconselharem acerca da reforma da Cúria do Vaticano.
Este núcleo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.
No plenário inicial, que vai decorrer entre 1 e 3 de outubro, vão estar também com Francisco o arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Reinhard Marx, o arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Laurent Monsengwo Pasinya, o arcebispo de Boston, nos EUA, Sean Patrick O’Malley, e o arcebispo de Sydney, na Austrália, George Pell.
JCP