Vaticano: Papa encontra-se com povos da Amazónia durante a viagem ao Chile e ao Peru

Francisco realiza a quarta visita à América Latina entre os dias 15 e 21 de janeiro de 2018

Cidade do Vaticano, 14 nov 2017 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou o programa da viagem do Papa ao Chile e ao Perú, entre os dias 15 e 21 de janeiro de 2018, que prevê um encontro de Francisco com os povos da Amazónia.

De acordo com um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, o Papa vai encontrar-se com os povos da Amazónia e almoçar com alguns deles no dia 19 de janeiro de 2018, em Puerto Maldonado, no Peru.

A viagem do Papa começa a 15 de janeiro, dia em que o Papa parte de Roma às 8h00 para o Chile, onde chega ao Aeroporto Internacional de Santiago às 20h00 locais.

No dia 16 de janeiro, terça-feira, a viagem do Papa começa com um encontro com as autoridades civis no Palácio de la Moneda, a que se segue uma visita de cortesia ao presidente do Chile.

A primeira celebração do Papa no país sul-americano vai acontecer às 10h30, no Parque O’Higgins, e, durante a tarde, o Papa visita o Centro Penitenciário Feminino de Santiago, encontra-se com os sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e seminaristas na Catedral de Santiago e com os bispos na Sacristia da Catedral.

O segundo dia da visita do Papa termina com uma visita privada de Francisco ao Santuário de São Alberto Hurtado e um encontro privado com os sacerdotes da Companhia de Jesus.

Na quarta-feira, dia 17, o Papa desloca-se a Temuco para presidir à celebração da Missa no aeroporto de Maquehue e encontrar-se com habitantes de Araucanía na casa Madre de la Santa Cruz.

De regresso a Santiago, Francisco encontra-se com os jovens no Santuário de Maipu antes de visitar a Pontifícia Universidade Católica do Chile, às 19h00.

No último dia no Chile, o Papa visita Iquique, onde celebra Missa no Campus Lobito antes de partir para o Peru, às 17h05, onde chega duas horas depois.

No Peru, o Papa encontra-se com as autoridades civis do país à chegada e, após a visita ao presidente da República, parte para Puerto Maldonado para se encontrar com os Povos da Amazónia no Centro Regional Madre de Dios, a que se segue um almoço com um grupo que os representa.

Antes de regressar a Lima, o Papa visita Lar Principito para, ao fim do dia, encontrar-se com os membros da Companhia de Jesus, na igreja de São Pedro.

No dia 20, sábado, Francisco visita a cidade peruana de Trujillo, celebra a Eucaristia em Huanchaco, visita bairro Buenos Aires, a catedral, e encontra-se depois com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas no Colégio Seminário S. Carlos e S. Marcelo.

A visita a Trujillo termina com a celebração mariana em Virgen de la Puerta, na Praça das Armas.

No domingo, dia 21, em Lima, o Papa encontra-se com as religiosas de vida contemplativa, tem um momento de oração diante das relíquias dos santos peruanos, na catedral, encontra-se com os bispos do país na residência do arcebispo e recita a oração do ângelus na Praça das Armas.

A visita do Papa ao Peru termina com a celebração da Missa às 16h15, na Base Aérea Las Palmas; a cerimónia de despedida, no aeroporto de Lima, acontece às 18h00, a que se segue a viagem para Roma, onde o avião papal deverá chegar às 14h15 do dia 22, segunda-feira.

A viagem de Francisco ao Chile e ao Peru é a quarta deslocação do Papa à América Latina e a sua 21ª viagem internacional.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR