Vaticano: Papa encerra polémica com religiosas «rebeldes» dos EUA

Cidade do Vaticano, 17 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu esta quinta-feira no Vaticano uma delegação da Associação das Superioras Maiores dos EUA (Leadership Conference of Women Religious – LCWR), que de 2008 a 2012 foi objeto de uma investigação por parte da Santa Sé.

Após a análise levada a cabo pela Congregação para a Doutrina da Fé, foi apresentado no mesmo dia um Relatório conjunto – assinado por representantes das religiosas norte-americanas e do Vaticano – sobre a implementação do documento de avaliação doutrinal, publicado há três anos.

O trabalho passou pela revisão do Estatuto da LCWR, das suas publicações, sobre a preparação e os critérios de escolha dos porta-vozes da mesma associação.

“A Congregação acredita que a Associação das Superioras Maiores dos EUA tem clara a sua missão para auxiliar os Institutos membros, favorecendo uma visão de vida religiosa centralizada na pessoa de Jesus Cristo e radicada na tradição da Igreja”, refere o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Gerhard Müller.

O documento de avaliação do Vaticano referia-se a “problemas doutrinais sérios” em temas como ordenação sacerdotal de mulheres e abordagem pastoral à homossexualidade.

A visita apostólica abrangeu 50 mil religiosas de 341 institutos nos Estados Unidos da América.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR