Orações pela saúde de Francisco prosseguem na Praça de São Pedr0




Cidade do Vaticano, 27 fev 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou esta manhã que o Papa “dormiu bem durante a noite e agora está a descansar”, iniciando o 14.º dia de internamento no Hospital Gemelli, em Roma.
O boletim com informações clínicas divulgado na tarde de quarta-feira registava uma “nova e ligeira melhoria” nas condições de Francisco, mantendo o prognóstico reservado, tendo sido debelada a insuficiência renal identificada nos últimos dias.
O portal de notícias do Vaticano assinala que Francisco tomou o pequeno-almoço, continuou com os tratamentos e fez novos exames, recebendo oxigénio.
O Papa está internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios que se agravaram com nova crise asmática no último sábado.
“Devido à continuação da hospitalização do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 1 de março, foi cancelada”, refere uma nota enviada aos jornalistas pelas 12h15 de Roma (menos uma em Lisboa).
Estes encontros acontecem aos sábados, nos moldes da audiência geral, a cada 15 dias, para que o pontífice possa receber os peregrinos de todo o mundo que acorrem ao Jubileu 2025, fora dos grandes eventos (jornalistas, militares, artistas e diáconos, até hoje).
A Praça de São Pedro acolheu na última noite o terceiro encontro de oração pela saúde de Francisco, com a recitação do terço presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
O colaborador do Papa rezou para que o pontífice possa regressar ao Vaticano com a “integridade da sua força física” e o “dinamismo pastoral que o caracteriza”.
A cerimónia foi acompanhada por centenas de pessoas, incluindo vários cardeais, bispos e membros da Cúria Romana
O quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
OC
Notícia atualizada às 11h16