Bento XVI escreve mensagem em que condena a violência contra estas populações
Cidade do Vaticano, 19 set 2012 (Ecclesia) – Bento XVI lançou um apelo em favor dos direitos dos povos indígenas da América Latina, em particular no que diz respeito aos seus territórios, e condenou qualquer ato de violência conta estas populações.
“Que por motivo algum se limite a sua existência [povos indígenas], pois Deus não quer a morte de ninguém e ordena que nos amemos como irmãos. Que as suas terras sejam adequadamente protegidas”, pede o Papa, numa mensagem hoje divulgada pela edição online do jornal do Vaticano.
O documento deixa ainda um alerta para as ideologias que “oprimem perigosamente” estes povos e critica quem os “instrumentaliza e manipula”.
A missiva foi enviada a D. Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá, Colômbia, por ocasião da comemoração do centenário da encíclica Lacrimabili statu indorum de São Pio X.
Este Papa, recorda Bento XVI, “tinha ressaltado a necessidade de se dedicar com maior atenção à evangelização dos povos indígenas e à promoção constante da sua dignidade e do seu progresso”.
A mensagem papal desafia os católicos a “favorecer um verdadeiro conhecimento” da história e modo de ser das comunidades indígenas e a “potenciar a sua participação em todos os âmbitos da sociedade e da Igreja”.
OC