Igreja Católica celebra festa de São Cirilo e São Metódio
Cidade do Vaticano, 14 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco elogiou hoje a coragem dos santos padroeiros da Europa, São Cirilo e São Metódio, missionários do século IX, e pediu que o seu exemplo inspire os católicos.
“Semearam e ajudaram a Igreja a crescer no mundo, foram homens corajosos, de oração e humildade”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na capela da casa de Santa Marta, no Vaticano.
O Papa sublinhou que a Igreja Católica continua a precisar de “semeadores de Palavra”, de “missionários, de verdadeiros arautos”, como foram Cirilo e Metódio, “irmãos intrépidos e testemunhas de Deus que fizeram da Europa mais forte".
“Que os Santos Cirilo e Metódio nos ajudem a proclamar a Palavra de Deus assim como eles o fizeram”, concluiu, numa intervenção divulgada pela Rádio Vaticano.
Cirilo e o seu irmão Metódio, padroeiros da Europa, pregaram a fé cristã na região da Morávia, atual República Checa, e prepararam textos litúrgicos em língua eslava, escritos num alfabeto hoje conhecido por cirílico, também usado na Rússia.
Os dois foram chamados a Roma, cidade onde Cirilo morreu em 869, a 14 de fevereiro, dia em que a Igreja Católica evoca a memória de ambos.
Metódio foi ordenado bispo e partiu para a Panónia, região situada entre a atual Áustria e Hungria, onde exerceu atividade evangelizadora, tendo falecido a 6 de abril de 885.
OC