Vaticano: Papa e Vladimir Putin conversaram Ucrânia e Médio Oriente

Cidade do Vaticano, 11 jun 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, numa audiência privada que teve os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente como principais pontos de agenda.

"É necessário empenho num sincero e grande esforço para realizar a paz. Todas as partes devem-se comprometer em cumprir os acordos de Minsk”, disse o Papa que considera essencial o empenho na resposta à grave situação humanitária.

Francisco e Vladimir Putin também conversaram sobre o Médio Oriente, especialmente sobre o Iraque e a Síria, e destacaram a urgência de paz que assegure as condições necessárias para a vida de todas vertentes na sociedade, sem esquecer as minorias religiosas, em particular os cristãos.

Segundo a Rádio Vaticano, Vladimir Putin doou ao Papa um quadro da Basílica de São Salvador e explicou que esta igreja tinha sido destruída no período soviético tendo sido depois reconstruída.

Por sua vez, Francisco ofereceu ao líder russo um medalhão com a representação do anjo da paz que “convida à construção de um mundo de solidariedade e de paz fundado na justiça”, do artista Guido Veroi, e a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”.

O encontro durou cerca de 50 minutos, na Biblioteca do Palácio Apostólico, e foi o segundo entre o Papa e o presidente da Federação Russa depois da audiência de 25 de novembro de 2013.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR