Vaticano: Papa e jovens com deficiência vão conversar através da internet

Encerramento do congresso mundial das «Scholas Ocurrentes» inclui assinatura de acordo com o Futebol Clube Barcelona

Cidade do Vaticano, 05 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encontrar-se hoje, pela internet, com jovens com deficiências e necessidades educativas especiais de países como o Brasil, Estados Unidos, Espanha e Índia, para partilhar experiências, no âmbito do 4.º congresso mundial das ‘Scholas Ocurrentes’.

“Isso tem um valor e potencial muito forte. O desafio é criar pontes que integrem todas as religiões e aproveitar o potencial de Francisco como alguém que pode integrar todos”, explicou a organização da iniciativa, a associação ‘Scholas Ocurrentes’.

A internet vai ser o meio de comunicação para a conversa entre o Papa com os cinco jovens estudantes com deficiências, como “autismo, ausência de membros ou cegueira”, de diferentes continentes que vão partilhar “experiências e problemas” no âmbito da educação e social, a partir das 15h00 de Lisboa.

A Rádio Vaticano divulgou que “não há guião nem limite para o diálogo” onde “todos falam e o Papa responde”, no encontro online que encerra o 4.º congresso mundial das ‘Scholas Ocurrentes’, que o Vaticano acolhe com o tema "Responsabilidade social-educativa. Uma responsabilidade de todos", desde segunda-feira.

A internet foi também o ambiente escolhido para o primeiro encontro entre Francisco e jovens da associação na África do Sul, Austrália, Turquia, Israel e São Salvador (América Latina) há cerca de cinco meses.

"Com a tecnologia, é possível superar muros e construir pontes", afirmou o diretor do projeto, José María del Corral, sobre a conversa entre o Papa e os cinco jovens.

Neste âmbito, o Papa recebe também recebe hoje uma comitiva do Futebol Clube Barcelona, liderada pelo seu presidente, Josep Maria Bartomeu, e pelo vice-presidente para a área social, Jordi Cardoner.

O objetivo é assinarem um acordo de cooperação entre a fundação do clube espanhol e a 'Scholas Ocurrentes' para “desenvolver projetos educativos e fomento dos valores entre os mais jovens".

Depois deste acordo, a comitiva vai ter a oportunidade de estar com o Papa Francisco numa audiência privada, acrescentou o Futebol Clube Barcelona.

A plataforma social da ‘Scholas Ocurrentes’ conta atualmente com 400 mil escolas dos cinco continentes, com uma média de 500 alunos em cada uma.

A plataforma – ‘scholas.social’ – foi lançada em setembro de 2014 e é uma ferramenta onde as escolas e instituições educacionais associadas "analisam juntas os problemas e procurem soluções concretas".

A ‘Scholas.social’ conta com o apoio de empresas como Google, Globant e Line 64 e foi lançada inicialmente em inglês, italiano e espanhol.

O projeto, com sede Academia Pontifícia das Ciências, usa a tecnologia, a arte e o desporto para promover a integração social e a cultura do encontro nas escolas e desenvolve o trabalho iniciado quando o então cardeal Jorge Mario Bergoglio era arcebispo da capital argentina.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top