Leão XIV encontrou-se com participantes na peregrinação nacional da Croácia
Cidade do Vaticano, 07 out 2025 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que os valores cristãos são “fermento de paz” num mundo em guerra, falando aos participantes na peregrinação nacional da Croácia ao Vaticano, reunidos na Praça de São Pedro.
“Convido-vos a transmitir com alegria aos vossos filhos e às novas gerações os valores cristãos que moldaram a vossa longa história e a vossa cultura. Desta forma, continuarão a ser um fermento de paz, bem e esperança num mundo dilacerado pela violência e pelas guerras, que também conheceis pela vossa história”, referiu Leão XIV.
Após percorrer o local em carro aberto, o Papa manifestou “grande alegria” por este encontro, no contexto do Jubileu que a Igreja Católica está a celebrar.
“A vossa presença numerosa e orante é um sinal eloquente da vitalidade da fé do vosso povo, que ao longo dos séculos soube permanecer firme na comunhão com a Igreja e fiel ao sucessor do Apóstolo Pedro”, indicou.
É motivo de profunda consolação constatar como as raízes da vossa fé não permaneceram fixas no passado, mas continuam a dar frutos também hoje, graças ao testemunho das vossas famílias, das vossas comunidades paroquiais e das vossas associações.”
Leão XVI referiu aos peregrinos croatas que a tradição recebida dos pais é “um tesouro precioso”, que são “chamados a renovar continuamente, permanecendo sempre abertos a reconhecer o que o Espírito Santo inspira”.
“Agradeço-vos de coração por esta fidelidade vivida no concreto da vida quotidiana. Sei bem que muitos de vós vos encontrais em diferentes partes do mundo, levados para longe da pátria pelo trabalho, pelos estudos ou por outras necessidades; mas onde quer que vos encontreis, permanecei ligados às vossas raízes cristãs e oferecei o testemunho de um povo que ama Cristo e a sua Igreja”, acrescentou.
O Papa elogiou esta “coerência de vida”, que considerou “mais eloquente do que muitos discursos”.
“Que o Senhor os abençoe, que a Virgem Maria, que vocês invocam como ‘Advocata fidelissima Croatiae’, os proteja sob o seu manto e os acompanhe no caminho quotidiano”, concluiu.
Os peregrinos participaram depois na Missa, presidida pelo arcebispo de Zagreb, D. Drazen Kutlesa, e concelebrada pelos bispos da Croácia, na Praça de São Pedro.
OC