Vaticano: Papa diz que «pontos de vista diferentes» são naturais na Igreja

Francisco aborda dinâmica do Sínodo em prefácio às obras completas do cardeal Carlo Maria Martini

Roma, 19 out 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco considerou que a existência de vários pontos de vista sobre os mesmos temas, no seio da Igreja, é uma situação natural “quando se procura a vontade de Deus”.

“Há sempre pontos de vista diferentes e é necessário procurar espaços para escutar o Espírito Santo e permitir que ele atue profundamente, tal como o estamos a experimentar por ocasião dos Sínodos sobre a Família”, escreve, no prefácio do primeiro volume das obras completas do cardeal italiano D. Carlo Maria Martini (1927-2012), falecido arcebispo de Milão.

O prefácio ao livro dedicado às ‘Cátedras dos Não Crentes’ é publicado hoje pelo jornal italiano ‘Corriere della Sera’.

Francisco fala numa herança “preciosa” de alguém que “não pretendia fazer concessões a modas ou a pesquisas sociológicas”.

Segundo o Papa, o cardeal Martini propunha um debate "com liberdade, no pleno exercício da colegialidade episcopal, na escuta do Espírito e tendo em vista o bem comum da Igreja e de toda a humanidade".

“Levantou o olhar para lá dos confins consolidados, favorecendo uma Igreja missionária em saída e não fechada em si mesma, fazendo emergir a mensagem universal do Evangelho, portadora de luz e de inspiração para todas as pessoas”, pode ler-se.

Segundo o Papa, a evocação do cardeal italiano pode ajudar a construir o futuro “num mundo tão marcado por forças desagregadoras e desumanizantes”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR