Francisco associa-se a encontro inter-religioso promovido pela comunidade católica de Santo Egídio
Cidade do Vaticano, 24 set 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje para o impacto destruidor das guerras, pedindo aos responsáveis políticos de todo o mundo que travem os conflitos.
“Faço meu o vosso grito e o dos muitos atingidos pela guerra e dirijo-o aos responsáveis políticos: parem a guerra! Parem as guerras! Já estamos a destruir o mundo! Paremos enquanto é tempo!”, escreve, numa mensagem aos participantes do Encontro Internacional de Oração pela Paz organizado pela comunidade católica de Santo Egídio.
O encontro decorreu em Paris, dando continuidade a uma tradição iniciada com a cerimónia inter-religiosa promovida por João Paulo II em Assis, em 1986.
Francisco pediu que as religiões favoreçam “visões pacíficas”.
“Muitas vezes no passado, as religiões foram usadas para alimentar conflitos e guerras. Um perigo que ainda hoje existe”, advertiu.
Temos de manter as religiões afastadas da tentação de se tornarem um instrumento que alimenta o nacionalismo, a etnicidade e o populismo. As guerras estão a intensificar-se. Ai daqueles que tentam arrastar Deus para as guerras”.
O Papa deixa votos de que possa aumentar “a fraternidade entre os povos”, considerando que “todos podem trabalhar pela paz”.
A mensagem refere que há “necessidade de rezar pela paz”, perante “o risco de que os numerosos conflitos, em vez de cessarem, se expandam perigosamente”.
O Encontro Internacional pela Paz 2024 ‘Imaginer la Paix’ (Imaginar a Paz) decorreu na capital francesa desde domingo, reunindo representantes de várias religiões, do mundo cultural e da sociedade civil.
OC