Vaticano: Papa diz que Deus se identifica com «os pobres, os marginalizados» que fogem das suas terras

Mensagem para o 110.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado liga celebração ao Sínodo 2021-2024

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 03 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa defendeu hoje, na sua mensagem para o 110.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que Deus se identifica com as pessoas que fogem da sua terra, convidando as comunidades católicas ao seu acolhimento.

“Deus caminha não só com o seu povo, mas também no seu povo, dado que se identifica com os homens e as mulheres que caminham na história – particularmente com os últimos, os pobres, os marginalizados –, prolongando de certo modo o mistério da Encarnação”, escreve Francisco.

A jornada de 2024 tem como tema “Deus caminha com o seu povo” e celebra-se a 29 de setembro, o domingo que precede o início da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (02-27 de outubro de 2024).

“A ênfase posta na sua dimensão sinodal permite à Igreja descobrir a sua natureza itinerante de povo de Deus em caminho na história, peregrinante – poderíamos dizer ‘migrante’ – rumo ao Reino dos Céus”, assinala o Papa, ligando as duas celebrações.

A mensagem apresenta os migrantes da atualidade como “uma imagem viva do povo de Deus em caminho rumo à Pátria eterna”.

“Como o povo de Israel no tempo de Moisés, frequentemente os migrantes fogem de situações de opressão e abuso, de insegurança e discriminação, de falta de perspetivas de progresso”, acrescenta.

Os migrantes encontram muitos obstáculos no seu caminho: são provados pela sede e a fome; ficam exaustos pelo cansaço e as doenças; sentem-se tentados pelo desespero. Mas a realidade fundamental do êxodo, de qualquer êxodo, é que Deus precede e acompanha o caminho do seu povo, dos seus filhos de todo o tempo e lugar”.

Francisco destaca a experiência de fé dos migrantes, a sua confiança em Deus e os “bons samaritanos” que encontram nos caminhos.

“Quantas bíblias, evangelhos, livros de orações e terços acompanham os migrantes nas suas viagens através dos desertos, rios e mares e das fronteiras de cada continente”, aponta.

A 19 de outubro de 2023, durante a primeira sessão da assembleia sinodal, Francisco promoveu uma oração na Praça de São Pedro que juntou os participantes, vindos dos cinco continentes, para recordar as pessoas que perderam a vida em várias rotas migratórias.

A oração decorreu em volta do monumento aos migrantes ‘Angels Unaware’, criado pelo artista canadiano Timothy P. Schmalz.

“Queridos irmãos e irmãs, neste Dia dedicado aos migrantes e refugiados, unamo-nos em oração por todos aqueles que tiveram de abandonar a sua terra à procura de condições de vida dignas. Sintamo-nos em caminho juntamente com eles, façamos ‘sínodo’ juntos”, conclui a mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2024, que se encerra com uma oração escrita por Francisco.

A intenção de oração do Papa para este mês de junho é dedicada aos migrantes.

OC

Deus, Pai omnipotente, somos a vossa Igreja peregrina a caminho do Reino dos Céus. Habitamos, cada qual, na própria pátria, mas como se fôssemos estrangeiros. Cada região estrangeira é a nossa pátria e, contudo, cada pátria é, para nós, terra estrangeira. Vivemos na terra, mas temos a nossa cidadania no Céu. Não nos deixeis tornar patrões da porção do mundo que nos destes como habitação temporária. Ajudai-nos a não cessar jamais de caminhar, juntamente com os nossos irmãos e irmãs migrantes, rumo à habitação eterna que Vós nos preparastes. Abri os nossos olhos e o nosso coração para que cada encontro com quem está necessitado, se torne um encontro com Jesus, vosso Filho e nosso Senhor.

Amen.

Papa Francisco, mensagem para o 110.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top