Montante recolhido na missa vespertina desta Quinta-feira Santa vai ajudar na assistência humanitária a estas populações
Cidade do Vaticano, 05 abr 2012 (Ecclesia) – Bento XVI vai reservar o montante que for hoje recolhido no ofertório da missa de Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, para a “assistência humanitária aos refugiados sírios”.
A celebração, presidida pelo Papa, vai decorrer a partir das 17h30 (hora local, menos uma em Lisboa).
Um representante do Vaticano entregou este sábado um donativo de 100 mil dólares (cerca de 75 mil euros), enviado por Bento XVI para ajudar a Igreja Católica na Síria na sua “ação caritativa em favor da população”.
Mais de nove mil pessoas foram mortas na Síria desde o início do levantamento contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011, de acordo com dados da ONU.
O dinheiro recolhido na Missa da Ceia do Senhor será entregue ao Papa, depois do habitual gesto do lava-pés a 12 padres da Diocese de Roma.
O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, organismo da Santa Sé, sublinha que é habitual que as ofertas recolhidas entre os participantes nesta missa sejam destinadas a “prestar ajuda” perante situações de necessidade.
Em 2011, os donativos dos participantes nessa celebração foram canalizados para as vítimas do sismo e consequente tsunami de 11 de março, no Japão, que deixaram milhares de mortos e provocou elevados danos materiais.
Naquela que é a catedral do Papa, bispo de Roma, Bento XVI vai ainda distribuir a comunhão a alguns membros do Corpo Diplomático, adianta o referido departamento.
OC