Vaticano: Papa destaca «valor da unidade», em encontro com ordem religiosa de que foi responsável mundial

Leão XIV presidiu a Missa de abertura do capítulo geral dos Agostinianos

Foto: Vatican Media

Roma, 01 set 2025 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje à Missa de abertura do capítulo geral dos Agostinianos, ordem religiosa de que foi responsável mundial, sublinhando o “valor da unidade” em toda a Igreja.

“Que a unidade seja um objetivo inalienável dos vossos esforços, mas não só. Que seja também o critério de verificação da vossa ação e do vosso trabalho em conjunto, porque o que une é Dele, mas o que divide não pode ser”, disse Leão XIV, na homilia da celebração, transmitida pelo Vaticano.

O encontro para a eleição do novo superior geral da família religiosa começou na Basílica de Santo Agostinho, em Roma.

O Papa falou num “momento de graça para a Ordem Agostiniana e para toda a Igreja”, pedindo que os participantes deixem espaço para que o Espírito Santo “prevaleça sobre toda a lógica humana, de forma abundante e irresistível”.

“É importante que o clima do capítulo, em harmonia com a tradição secular da Igreja, seja um clima de escuta, escuta de Deus e dos outros”, observou.

Aqui, juntos, vocês são membros do Corpo de Cristo, que fala todas as línguas. Se não todas as línguas do mundo, certamente todas aquelas que Deus sabe serem necessárias para a realização do bem que, na sua providencial sabedoria, vos confia.”

A homilia destacou a necessidade da “humildade”, pedindo que “ninguém pense que tem todas as respostas”.

Leão XIV começou por saudar os participantes, em inglês, convidando a rezar pelos dons da “escuta”, da “humildade” e da “unidade”.

Este capítulo geral reúne cerca de cem religiosos, vindos de 46 países.

Em 2013, o Papa Francisco abriu, na mesma Basílica de Santo Agostinho, o capítulo geral que encerrou o mandato de 12 anos do então padre Robert Prevost, hoje Leão XIV.

OC

Partilhar:
Scroll to Top