Num encontro com membros da Congregação para a Doutrina da Fé
Cidade do Vaticano, 29 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os participantes da sessão plenária anual da Congregação para a Doutrina da Fé, e destacou a importância daquele organismo enquanto defensor dos mais elevados valores éticos e humanos.
“Quando, no final da vida, formos questionados sobre o que fizemos para saciar a fome aos famintos e a sede aos sequiosos, vamos também ser confrontados com aquilo que demos para ajudar as pessoas a encontrarem o seu caminho, para lidar com o pecado, para combater a ignorância, especialmente aquela que diz respeito à fé cristã e à vida com dignidade”, salientou Francisco.
Liderada pelo cardeal Gerhard Müller, a Congregação para a Doutrina da Fé tem um vasto “leque de responsabilidades”, desde zelar pela solidez doutrinal da reflexão teológica e catequética até ao aconselhamento e julgamento em matérias como a medicina e a bioética.
Também tem responsabilidades, por exemplo, na condução de julgamentos canónicos em casos de abusos sexuais contra menores cometidos por membros do clero.
JCP