Vaticano: Papa destaca importância do trabalho de equipa, em audiência ao Nápoles, campeão da Itália

«Quando o desporto se transforma em negócio, corre o risco de perder os valores», destacou Leão XIV

Cidade do Vaticano, 27 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, a equipa de futebol masculino do Nápoles, que conquistou o campeonato da Itália, e destacou a importância do trabalho coletivo, para este resultado.

“Ganhar o campeonato é uma conquista no final de um longo percurso, em que o que mais conta não é a façanha única, ou o desempenho extraordinário de um craque. O campeonato é ganho pela equipa, e quando digo equipa refiro-me tanto aos jogadores, como ao treinador e toda a estrutura, ao clube”, disse, na audiência que concedeu na Sala Clementina, do Palácio Apostólico.

Leão XIV sublinhou que este aspeto do trabalho em equipa é o “mais importante” da celebração do título, particularmente num desporto tão popular como o futebol.

“O valor social de um acontecimento como este, que ultrapassa o facto meramente técnico-desportivo, é o exemplo de uma equipa – no sentido mais lato – que trabalha em conjunto, em que os talentos individuais são postos ao serviço do todo”, insistiu.

O Papa aludiu ainda à dimensão pedagógica do futebol, alertando que “quando o desporto se transforma em negócio, corre o risco de perder os valores que o tornam educativo, podendo mesmo tornar-se deseducativo”.

É preciso estar atento a este facto, sobretudo quando se trata de adolescentes. Faço um apelo aos pais e aos dirigentes desportivos: temos de estar muito atentos à qualidade moral da experiência desportiva a nível competitivo, porque está em jogo o crescimento humano dos jovens”.

Leão XIV deixou os parabéns à equipa napolitana, também em nome da “senhora Rosa”, que cozinha para si e é uma “grande adepta”.

No início da audiência, o Papa brincou sobre o fato de a imprensa italiana ter referido que seria adepto da AS Roma.

“Talvez não quisessem aplaudir porque a imprensa diz que sou adepto da Roma… mas bem-vindos! É o que diz a imprensa. Nem tudo o que se lê na imprensa é verdade”, gracejou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top