Vaticano: Papa despediu-se de 2013 com apelo em favor dos pobres e desempregados

Francisco presidiu a celebração de ação de graças e rezou diante do presépio da Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 01 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco despediu-se de 2013 com uma celebração de ação de graças na Basílica de São Pedro, na qual deixou um apelo em favor das pessoas pobres e necessitadas.

“Roma é uma cidade cheia de turistas, mas também de refugiados. Roma está cheia de gente que trabalha, mas também de pessoas que não têm trabalho ou que desempenham trabalhos mal pagos e por vezes indignos: todos têm direito a ser tratados com a mesma atitude de acolhimento e equidade, porque cada um é portador da dignidade humana”, disse, na homilia da cerimónia de final de ano, que está tradicionalmente ligada à capital italiana.

Francisco disse que Roma é “uma cidade de uma beleza única” na qual também há “pessoas marcadas pela miséria material e moral, pessoas pobres, infelizes, sofredoras, que interpelam a consciência não só dos responsáveis públicos, mas também de cada cidadão”.

Nesse contexto, pediu que todos sejam “mais atentos e generosos em relação às pessoas em dificuldade”.

A intervenção questionou ainda a forma como cada um usa o seu tempo e se o dedica aos outros e a Deus, “em oração, no silêncio”.

“Deixem que corajosamente perguntemos: como vivemos o tempo que Deus nos concedeu? Usámo-lo, acima de tudo, para nós mesmos, para os nossos interesses, ou soubemos também usá-lo para os outros”, perguntou.

No final do ‘Te Deum’, o Papa deslocou-se à Praça de São Pedro para uma oração junto do presépio instalado no centro da mesma.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top