Francisco saúda exemplo de «coragem» dos atletas com deficiência
Cidade do Vaticano, 07 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje uma saudação aos participantes nos Jogos Paralímpicos de Inverno em PyeongChang, Coreia do Sul, desejando que o evento crie “pontes” entre os povos.
A dois dias da cerimónia de abertura, Francisco associou-se ao acontecimento desportivo, desde o Vaticano, recordando a experiência dos recentes Jogos de Inverno, na mesma cidade coreana.
“Eles mostraram como o desporto pode criar pontes entre países em conflito e dar um contributo válidos para as perspetivas de paz entre os povos”, declarou, no final da audiência pública semanal.
O Papa sublinhou que os Jogos Paralímpicos, em particular, mostram que “através do desporto se podem superar as próprias deficiências”.
“Os atletas e as atletas paralímpicas são para todos um exemplo de coragem, de constância, de tenacidade em não se deixar vencer pelos limites”, declarou.
O desporto, disse ainda, surge assim como “grande escola de inclusão” e de “inspiração para a própria vida, de compromisso em transformar a sociedade”.
A intervenção concluiu-se com a promessa de oração, para que o evento “possa favorecer dias de paz e de alegria para todos”.
A 7 de fevereiro, Francisco tinha dirigido uma saudação aos participantes nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, elogiando a presença conjunta das duas Coreias, que desfilaram juntas debaixo de uma única bandeira.
OC