Vaticano: Papa desafia líderes religiosos a rejeitar violência

Francisco recebeu delegação da Albânia

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 16 jan 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, uma delegação inter-religiosa da Albânia, chefiada por Dede Edmond Brahimaj, líder dos muçulmanos Bektashi, destacando a importância do diálogo inter-religioso.

“Nestes tempos difíceis, todos somos chamados a rejeitar a lógica da violência e da discórdia, para abraçar a do encontro, da amizade e da colaboração na busca do bem comum”, referiu, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Ainda com o braço ao peito, após a queda que sofreu esta manhã, Francisco destacou a importância da “estima recíproca” e da “cultura do encontro” entre responsáveis religiosos, “através do diálogo, da compreensão mútua e da cooperação”.

“A nossa esperança num mundo melhor e mais justo é renovada e confirmada. Como o nosso tempo precisa desta esperança”, indicou.

Francisco recordou também os numerosos momentos de encontro fraterno que tiveram lugar entre a comunidade Bektashi e a Igreja Católica, como a oração pela paz nos Balcãs, em 1993, e o Dia Mundial de Oração pela Paz, em Assis, em 2011.

“O diálogo inter-religioso tem um papel único a desempenhar na construção de um futuro de reconciliação, justiça e paz que os povos do mundo, e especialmente os jovens, tão ardentemente desejam”, indicou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top