Francisco associou-se a congresso de Pastoral Juvenil promovido pelo Conselho Pontifício para os Leigos
Cidade do Vaticano, 11 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje ao quarto congresso Europeu da Pastoral Juvenil promovido pelo Conselho Pontifício para os Leigos, pedindo que as novas gerações anunciem o Evangelho a um continente que “precisa de o redescobrir”.
“Estais juntos para criar uma rede de conhecimentos e de amizade a nível europeu, através da qual os responsáveis da pastoral juvenil do continente possam partilhar as experiências feitas no terreno e as questões que daí surgem: sabemos bem que há muito a fazer”, escreve Francisco, numa mensagem dirigida aos participantes, provenientes de 32 países, incluindo Portugal.
O congresso decorre entre hoje e sábado, no Colégio Pontifício ‘Mater Ecclesiae’, com o tema “Uma Igreja Jovem, testemunha da Alegria do Evangelho”.
“Peço-vos que não vos canseis nunca de anunciar o Evangelho, com a vida e a palavra: a Europa de hoje precisa de o redescobrir”, apela o Papa.
Francisco deixa indicações para o trabalho da Pastoral Juvenil, sublinhando a necessidade de adultos e jovens maduros na fé que acompanhem as novas gerações de católicos no seu percurso, “ajudando-os a encontrar o caminho que conduz a Cristo”.
“Mais do que na promoção de uma série de atividades para os jovens, esta pastoral consiste em caminhar com eles, acompanhando-os pessoalmente nos contextos complexos e, por vezes, difíceis em que se encontram”, precisa.
O Papa acrescenta que a pastoral juvenil é chamada a acolher “as interrogações dos jovens de hoje e, a partir delas, a iniciar um diálogo verdadeiro e honesto para levar Cristo à sua vida”.
No Ano da Vida Consagrada, Francisco sublinha que este trabalho deve ainda “propor aos jovens um caminho de discernimento vocacional”.
OC