Vaticano: Papa desafia Igreja na América Latina a estar junto das populações

Francisco diz que a fé deve gerar uma «fraternidade surpreendente» entre os povos

Cidade do Vaticano, 30 out 2015 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje o 60.º aniversário de criação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), pedindo que os católicos consigam criar uma “fraternidade surpreendente”, com “paixão” pelas populações.

“É importante que as nossas comunidades sejam ‘casa e escola de comunhão’, que atraiam com uma fraternidade surpreendente, fundada no reconhecimento do Pai comum, e ajudem a manter sempre viva a paixão pelos nossos povos, na América Latina”, referiu Francisco na mensagem que dirigiu ao presidente do CELAM.

O texto, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, desafia os católicos a assumir “os sofrimentos” dos povos latino-americanos com o “discernimento cristão das vicissitudes da sua história presente, para abrir caminhos de maior equidade, paz e justiça”.

“Espero que o CELAM, dando prioridade à conversão pastoral e missionária, seja cada vez mais participante, amparo e ímpeto irradiante do movimento evangelizador em todos os ambientes e fronteiras”, acrescenta o primeiro Papa sul-americano da história.

Francisco deixa votos de que o próximo Jubileu extraordinário da Misericórdia, com início marcado para 8 de dezembro, seja um “acontecimento de graça” com iniciativas de “animação, intercâmbio e celebração” nas várias comunidades católicas.

A mensagem conclui-se com a evocação de Nossa Senhora de Guadalupe, para que, por sua intercessão, Jesus “suscite sempre novos e mais santos discípulos missionários” e “mais construtores corajosos de paz e justiça”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top