Vaticano: Papa desafia católicos alemães a estar junto de quem sofre

Francisco enviou mensagem para a 100ª edição do Katholikentag

Cidade do Vaticano, 28 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da 100ª edição do ‘Katholikentag’, celebração dos católicos alemães que decorre até domingo, desafiando a Igreja no país a estar junto de quem sofre.

“Muitas vezes encontramos na sociedade o ser humano maltratado. Vemos como outros julgam o valor de sua vida e solicitam, na idade avançada e na doença, a sua morte. Vemos como os homens são privados de sua dignidade, porque não possuem trabalho ou são refugiados”, referiu, em alemão, aos participantes na iniciativa que decorre na cidade de Leipzig, com o tema ‘Eis o homem’.

Segundo o Francisco, no sofrimento dos homens e mulheres é possível ver “Jesus sofredor e martirizado” que olha para “a malvadez e a brutalidade” da humanidade.

O evento, que se realiza a cada dois anos, mostra “aquilo que conta”, observa o Papa, para quem não é “o sucesso exterior que conta, mas a capacidade de parar, olhar, dar atenção ao outro”.

Os católicos alemães, acrescenta, mantêm “boas relações com os cristãos de outras confissões, que dão um testemunho autêntico de Cristo com o seu compromisso concreto em favor dos pobres e indefesos”.

A mensagem sublinha que ma convivência pacífica parte do “coração” e não se constrói com uma “pressa constante”.

“Isto incide também na maneira como se trata o ambiente. Trata-se de conceder mais tempo para recuperar a harmonia serena com o mundo, com a criação, mas também com o Criador”, realçou Francisco.

OC

Partilhar:
Scroll to Top