Bento XVI prossegue catequeses sobre oração de Jesus. Audiência pública contou com a presença de uma delegação do Sporting Clube de Portugal
Cidade do Vaticano, 14 dez 2011 (Ecclesia) – Bento XVI deixou hoje votos de que a preparação do Natal leve os católicos a concretizar o “vínculo profundo entre o amor a Deus e o amor ao próximo”, oferecendo “consolação e esperança”.
“Como Jesus, estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam, sobretudo aquelas que sofrem”, disse o Papa, na audiência pública desta semana, que decorreu na sala Paulo VI, do Vaticano.
Prosseguindo o novo ciclo de catequeses, dedicado à oração de Jesus, Bento XVI destacou que “no Evangelho, vemos Jesus rezar ao Pai do Céu, antes de realizar os milagres”.
“Jesus entra em relação com o Pai, que atua através dele. A força que curou o surdo-mudo [um dos milagres relatados pelos Evangelhos] foi certamente provocada pela compaixão pelo doente que Jesus quer ajudar, mas provém do seu apelo ao Pai”, disse, em português.
[[v,d,2745,Saudação do Papa em português]]O Papa destacou, neste contexto, o episódio da “ressurreição de Lázaro”, citando o Evangelho segundo São João: “Desde que soube do amigo gravemente doente, Jesus não cessou um momento sequer de pedir pela sua vida”.
“Esta oração continua e reforça a união de Jesus com o seu amigo Lázaro e, ao mesmo tempo, confirma a sua decisão de permanecer em comunhão com a vontade do Pai, com o seu plano de amor que previa a doença e a morte de Lázaro como lugar onde havia de manifestar-se a glória de Deus”, prosseguiu.
Bento XVI deixou depois uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes no local.
“A oração abre a porta da nossa vida a Deus. Deus ensina-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros que vivem na prova, dando-lhes consolação, esperança e luz”, disse.
Entre os participantes encontrava-se uma delegação do Sporting Clube de Portugal, chefiada pelo administrador da SAD, Luís Duque, e Pedro Sousa, diretor de Comunicação.
“Foram momentos de grande emoção nesta audiência, com pessoas de todo o Mundo a rezar com o Papa Bento XVI, a ouvir palavras sábias e serenas, em momentos de grande inquietação Mundial”, disse o dirigente leonino ao jornal ‘A Bola’, revelando a intenção de levar toda a estrutura profissional do Sporting a visitar o Vaticano, o que acabaria por acontecer ainda esta manhã, com um pequeno passeio pela Praça de São Pedro.
OC
Notícia atualizada às 15h00