Francisco tem mais de 7,3 milhões de seguidores na rede social
Cidade do Vaticano, 10 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa tem usado a rede social Twitter para manter contacto com os seus mais de 7,3 milhões de seguidores, numa altura em que deixou de presidir às audiências gerais e às missas matinais no Vaticano.
“Se queremos seguir Cristo de perto, não podemos procurar uma vida cómoda e tranquila. Será uma vida empenhada, mas cheia de alegria”, escreveu Francisco, numa mensagem divulgada em nove línguas na conta ‘@Pontifex’.
Na terça-feira, o Papa tinha escrito que “um cristão vive sempre cheio de esperança; não pode jamais deixar-se cair no desânimo”.
Um dia antes, após a primeira viagem fora de Roma no pontificado, a mensagem evocava a experiência vivida na ilha de Lampedusa: “Rezemos para ter um coração que abrace os imigrantes. Deus julgar-nos-á com base no modo como tivermos tratado os mais necessitados”.
Francisco abdicou das audiências públicas semanais nos meses de julho e agosto, que vai passar na Casa de Santa Marta, onde reside desde a sua eleição pontifícia, sem quaisquer audiências privadas ou especiais.
O Papa vai presidir à oração do Angelus no Vaticano, à exceção do próximo domingo, quando se vai deslocar a Castel Gandolfo, arredores de Roma, e do dia 28 deste mês, por se encontrar no Rio de Janeiro (Brasil), por ocasião do encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013.
A primeira viagem ao estrangeiro tem início marcado para o dia 22 e leva o Papa até ao Brasil, para participar na JMJ 2013 e visitar o santuário mariano de Aparecida.
No dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, foi confirmada a tradicional Missa celebrada na Paróquia de Castel Gandolfo, seguida da oração do Angelus no pátio da residência pontifícia da localidade.
As audiências gerais, que todas as semanas juntam milhares de pessoas na Praça de São Pedro, serão retomadas regularmente a partir do dia 4 de setembro.
OC