Francisco evoca «catástrofe» que atinge Comunidade Valenciana
Cidade do Vaticano, 01 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje uma mensagem de solidariedade às pessoas afetadas pelas inundações dos últimos dias, em particular o temporal que matou mais de 200 pessoas no leste de Espanha.
“A propósito destas catástrofes ambientais, rezemos pelos habitantes da Península Ibérica, especialmente da Comunidade Valenciana, atingidos pela tempestade DANA, pelos defuntos e seus entes queridos, e por todas as famílias afetadas”, pediu Francisco, após a recitação do ângelus, na solenidade de Todos os Santos.
“Que o Senhor ampare os que sofrem e os que prestam socorro. A nossa solidariedade está com a população de Valência”, acrescentou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Vaticano.
O Papa tinha divulgado uma primeira mensagem, em vídeo, manifestando a sua proximidade à população.
D . Luis Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), enviou uma mensagem aos responsáveis das dioceses mais atingidas pela tempestade, manifestando “sinceras condolências pela perda de vidas humanas”, bem como a “proximidade e oração por todos os que estão a sofrer os danos materiais ou físicos causados por esta situação catastrófica”.
Os responsáveis católicos assumiram ainda o “compromisso de ajuda” da CEE a toda a população.
O fenómeno meteorológico conhecido como DANA (DINA, em português) provocou causou chuvas torrenciais e cheias em diversos pontos de Espanha, sobretudo na Comunidade Valenciana, onde há ainda pessoas desaparecidas e se registam elevados danos materiais.
OC
No encontro de oração desta sexta-feira, o Papa manifestou ainda a sua solidariedade ao povo do Chade, “especialmente às famílias das vítimas do grave atentado terrorista de há alguns dias”.
No domingo, o grupo jihadista ‘Boko Haram’, sediado na Nigéria, levou a cabo um ataque contra o Exército do Chade que provocou quase 40 mortes. |