Encontro com responsáveis dos cinco continentes teve momento de conversa, em resposta a questões dos participantes

Cidade do Vaticano, 12 set 2025 (Ecclesia) – O Papa deixou, esta quinta-feira, um conjunto de indicações a novos bispos, dos cinco continentes, sobre temas como os comportamentos do clero, redes sociais e ecologia.
Segundo nota enviada hoje aos jornalistas, pela sala de imprensa da Santa Sé, Leão XIV exortou todos a “enfrentarem prontamente as questões relativas a comportamentos inadequados por parte do clero”.
“Não podem ser colocados na gaveta, devem ser enfrentados, com sentido de misericórdia e verdadeira justiça, para com as vítimas e para com os acusados”, indicou o pontífice.
Em resposta às perguntas feitas pelos bispos, o Papa falou da necessidade de ser prudente no uso das redes sociais, onde o risco é que “todos se sintam autorizados a dizer o que querem, mesmo coisas falsas”.
“Há momentos em que alcançar a verdade é doloroso”, mas necessário, acrescentou.
A conversa sublinhou a necessidade de deixar-se ajudar por profissionais da comunicação, para uma melhor presença nos media.
“Calma, uma boa cabeça e a ajuda de um profissional”, recomendou.
Leão XIV, informa o Vaticano, falou dos jovens, particularmente na Europa, após o recente Jubileu, observando que há uma “sede de vida espiritual” que é impossível de satisfazer no mundo virtual, mas também não “nas experiências típicas das paróquias”.
Eleito há quatro meses, o Papa abordou com os novos bispos, ordenados nos últimos meses, os desafios e questões que enfrentam no início de um novo ministério, como “os medos, o sentimento de indignidade, as diferentes expectativas que cada um tinha sobre a própria vida antes da vocação”.
A intervenção espontânea destacou o valor da experiência pastoral e humana, bem como “o valor do testemunho, da capacidade de renovar o contacto com o mundo para responder às perguntas que os homens e as mulheres se colocam neste tempo”.
“Não bastam as respostas prontas, aprendidas há 25 anos no seminário”, advertiu Leão XIV.
O Papa refletiu também sobre a sinodalidade, que considerou “um estilo de Igreja, de escuta e de busca comum da missão a que todos são chamados”.
Perante as perguntas sobre as consequências das crises ambientais, Leão XIV recordou o décimo aniversário da encíclica ‘Laudato Si’, do seu antecessor, e encorajou a promover o tema na pastoral, acrescentando que “a Igreja estará presente” nesta frente, sem misturar questões que são “contrárias à antropologia cristã”.
Em conclusão, o Papa agradeceu aos novos bispos por terem aceitado o ministério: “Rezo por vocês, a Igreja aprecia o vosso sim, não estão sozinhos, carregamos juntos o peso e anunciamos juntos o Evangelho de Jesus Cristo”.
OC
Vaticano: Papa pede atenção a vítimas da guerra e da pobreza, em encontro com novos bispos