Vaticano: Papa defende que todos os responsáveis da Igreja devem saber dizer «adeus»

Francisco sublinha importância de manter liberdade e disponibilidade para servir

Cidade do Vaticano, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que todos os responsáveis da Igreja Católica devem estar preparados para dizer adeus e partir para novas missões, quando isso lhes for pedido.

“Rezemos pelos pastores, pelos nossos pastores, pelos párocos, pelos bispos, pelo Papa, para que a sua vida seja uma vida sem cedências, uma vida em caminho e uma vida em que eles não pensem estar no centro da história e assim aprendam a despedir-se”, referiu, na homilia da Missa a que presidiu esta manhã na capela da Casa Santa Marta.

A intervenção partiu de um episódio da vida do apóstolo São Paulo (séc. I), que deixou a Igreja de Éfeso, que tinha fundado, e partiu para uma nova missão.

“Todos os pastores têm de dizer adeus. Chega um momento em que o Senhor nos diz: vai para outro lugar, vai para ali, vem para cá, vem a mim. E um dos passos que deve fazer um pastor é também preparar-se para despedir-se bem”, sustentou Francisco.

O Papa pediu que todos os que exercem cargos de responsabilidade na Igreja Católica tenham o “coração aberto à voz de Deus”, como “um servo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top